Samarco assina novo acordo com a Nucor para fornecimento de pelotas

A negociação está alinhada com o projeto de retorna da terceira planta de pelotização, prevista para janeiro de 2025

Por Conexão Mineral 19/03/2024 - 20:27 hs
Foto: Otávio Honorato
Samarco assina novo acordo com a Nucor para fornecimento de pelotas
Samarco quer ampliar produção de pelotas de 9 para 16,5 milhões de t/ano

A Samarco e a siderúrgica norte-americana Nucor assinaram um novo acordo comercial de longo prazo (5 anos) para o fornecimento de pelotas de redução direta de minério de ferro.

A Nucor é uma das primeiras siderúrgicas da América do Norte a estabelecer a meta zero de emissões de gases de efeito estufa até 2050, incluindo os Escopos 1, 2 e 3, e é a maior recicladora e uma das fabricantes mais sustentáveis da América do Norte.

A empresa é a maior e mais diversificada produtora de aço e produtos siderúrgicos e líder na produção de barras e vergalhões, barras projetadas, aço estrutural, chapas de aço carbono, produtos e tecnologias voltadas a fabricação de chapas de aço na América do Norte.

Segundo o presidente da Samarco, Rodrigo Vilela, a demanda por pelotas, especialmente de redução direta, está em trajetória ascendente impulsionada pela descarbonização, na medida que as indústrias buscam cada vez mais alternativas mais limpas e que emitem menos gases de efeito estufa durante a produção.

“As iniciativas e ações tomadas para reduzir as emissões de CO2 são uma realidade global e a Samarco tem todos os atributos para se tornar um fornecedor estratégico em termos de descarbonização e fará isso por meio de desenvolvimentos conjuntos com clientes estratégicos como a Nucor. A Samarco também está trabalhando para cumprir todas as metas estabelecidas até 2050”, afirmou.

Vilela disse ainda que este novo acordo de longo prazo com a Nucor vem em linha com o retorno da terceira planta de pelotização da Samarco, atualmente prevista para janeiro de 2025, quando a Samarco ampliará sua produção dos atuais 9 milhões de toneladas de pelotas por ano para 16,5 milhões de toneladas de pelotas por ano.